10
ABR
DECORAÇÃO: Meio a meio na parede
Decoração 2023

DECORAÇÃO: Meio a meio na parede

Pintura em meia parede é uma técnica que muda o ambiente com criatividade

A técnica de combinação de cores, que pode ser realizada tanto na vertical, horizontal e até na diagonal, contribui com a leveza e o clima descontraído para os ambientes. Segundo a filosofia chinesa de Feng Shui, ao modificar o ambiente em que se vive, abre-se a oportunidade de ressignificar o destino e os sentimentos dos moradores. Nos projetos de interiores, no momento de escolher a cor para pintar as paredes, eis que surge a questão: por que não ousar e escolher duas tonalidades para formar o estilo denominado como meia parede?

A versão do "meio a meio" torna-se uma proposta interessante por vários motivos: além de revelar um toque de ousadia, as combinações expressam sensações com leveza, alegria e, no final das contas, pode ser a solução para quem aqueles que preferem um caminho mais comedido: para quem tem receio de investir em uma parede inteiramente colorida ou em um tom mais forte, a fusão de cores vem bem a calhar como um meio termo e segue em alta como tendência no décor de interiores. "Eu gosto das possibilidades que a meia parede traz, pois pode combinar com todos os estilos de décor, a depender do contexto geral do projeto", afirma a arquiteta Letícia de Nobrega, à frente do escritório que leva seu nome. 

Explorando a criatividade

Além da paleta em si, a pintura em meia parede abre frente para expor a criatividade na aplicação das formas e texturas, resultando em uma solução prática e econômica para o bolso, quando o morador se permite experimentar. "Pensando no projeto residencial, é perfeitamente viável trabalhar com essa ideia nos ambientes da área social, como também dormitórios e até mesmo em áreas úmidas, como banheiros", detalha a profissional. Nesse caso, ela aconselha uma adaptação: adotar um revestimento na altura entre o piso e o meio da parede para facilitar a limpeza e, na sequência, adotar a cor de tinta pretendida para o projeto.

Investir no uso de meia parede para banheiros sociais e lavabos torna o ambiente agradável aos olhos. Os dois projetos se destacam pelo vigor do rosa e azul, que entrou em sinergia com os revestimentos brancos e os demais elementos escolhidos por ela.

Entretanto, em lavabos ou ainda banheiros sociais que possuam chuveiros de uso esporádico, a profissional afirma que é possível manter o conceito das duas cores de tinta, sem a necessidade do revestimento. "Em casos que a umidade não será constante, podemos colocar apenas rodapés e adotar tinta nas paredes, tanto na metade de baixo quanto na de cima. Isso traz um ar mais social para o banheiro", aconselha.

O efeito colorido da meia parede pode entrar também na composição entre dois revestimentos ou na possibilidade do próprio material ser o responsável pela cor.

Por onde começar?

De acordo com a arquiteta dentro de um cômodo é interessante elencar a parede que receberá o destaque bicolor da pintura. No caso de duas paredes, a recomendação é que elas estejam conectadas para que a continuidade da arte promova uma fluidez confortável aos olhos.

A intenção do projeto sempre será o fio condutor que ajudará o profissional de arquitetura e o morador a definirem a paleta de cores. Muito bem pensada, essa "mistura" pode ser mais sutil e neutra, quanto trazer um toque de ousadia a depender do perfil  do morador. "Podemos aplicar tons mais escuros ou vibrantes, quando a ideia for criar contraste. Por outro lado, é possível seguir com tons mais claros/pastel, propondo leveza em uma combinação mais sutil. Aliás, sempre indico essa opção para quem tem medo de ousar ou enjoar", orienta Letícia.

Entre os atributos que analisa para a definição da meia parede, ela também leva em consideração os demais elementos presentes, como o piso.

"Antes de pintar é preciso entender a intenção e contexto. Se quisermos destacar uma parede e o piso for de madeira, por exemplo, a indicação é adotar tons frios, para realçar o contraste", detalha.

Para a sensação de continuidade, tons análogos ao piso e mais quentes, neste caso, seriam a alternativa. Enquanto isso, para pisos frios mais claros, em nuances de cinza ou bege, o ambiente passa a contar com mais combinações de destaques na parede. "É importante avaliar as nuances dos mobiliários e outros itens decorativos", complementa.

Dicas compartilhadas

Por questão de luminosidade e amplitude, a arquiteta procurar utilizar o branco na parede superior, deixando o colorido reservado para a altura inferior. Essa conciliação se justifica, haja visto tudo o que está no nível dos olhos tende a chamar mais atenção, pois está sempre no campo visual das pessoas.

A pintura em meia parede é comumente vista em linhas horizontais que promovem as sensações de horizonte, linearidade e amplitude ao ambiente. Todavia, alguns projetos seguem o caminho não tradicional e apostam em pinturas verticais, que por sua vez criam a ilusão de pé direito mais alto, por exemplo.

Por sua vez, as pinturas em diagonal partem para um lado temático e são recomendadas quando a intenção é proporcionar um destaque pontual, como uma poltrona no canto ou mesmo em dormitórios infantis.

Conforme esclarece a arquiteta, não existe uma regra que determina a altura da meia parede. Um critério que pode ajudar nessa decisão é pensar no tamanho dos móveis que ficarão próximos da meia parede. "Costumo considerar uma medida superior ás dimensões de um sofé e uma mesa. Em torno de 1,20m já considero uma referência interessante a ser trabalhada", pontua Letícia.

Revestimentos, painéis, porta e outros elementos marcantes não impedem a execução da arte em meia parede. É possível utilizá-los como um complemento da pintura, incorporando tudo no espaço. "Apostar na combinação de tintas pode minimizar o valor da obra e, ao mesmo tempo, provocar um impacto visual semelhante ao de um painel de madeira, por exemplo", finaliza Letícia. 


Nós da Ciacollor temos como missão resguardar as informações das pessoas que se relacionam conosco, de forma a proteger todos os dados pessoais que tratamos.