12
MAR
Tons de Azul: Saiba como usar a cor na sua decoração

Tons de Azul: Saiba como usar a cor na sua decoração

Tons de azul: Saiba como usar a cor na sua decoração


                             Já foi comprovado cientificamente que as cores têm o poder de influenciar as nossas sensações das mais diversas maneiras, principalmente na decoração de um ambiente. E se tratando do azul, tom associado a energia do elemento água, o efeito causado não podia ser mais tranquilizante: “o azul atua diretamente no sistema nervoso central, desacelera o metabolismo, diminui a circulação sanguínea e reduz o ritmo da respiração, proporcionando paz e relaxamento nas pessoas”, explicam as designers de interiores Emily Sousa e Vanessa Akinaga.

                            E por ser uma cor que possui diversos tons, os sentimentos também podem ser dos mais diversos, e em certas situações, devem ser até usado com cautela: “Quando aplicado em um ambiente, o azul pode induzir à interiorização e meditação. Em contrapartida, também pode ser usado para aumentar a frieza, tornando o cômodo mais refrescante e criando um espaço com mais privacidade. Mas quando usado em excesso, pode tornar-se perigoso, pois o azul em grande quantidade trará sono, tristeza e angústia para algumas pessoas, por isso é aconselhável que seja combinado com outras cores para evitar a monotonia”, complementam as profissionais.



                            Para adicionar a cor em sua decoração, é necessário primeiramente estudar quais serão as suas possibilidades. Uma parede pode ser pintada com o seu tom preferido ou receber um papel de parede bem bonito, mas caso você acredite que possa enjoar facilmente, aposte em elementos mais maleáveis, como a mobília e objetos decorativos. “É importante manter o bom senso durante a composição do ambiente e usar o azul de maneira cautelosa, ou combinando-o com outras cores. É possível usar um sofá, mesa lateral, acessórios e até mesmo na iluminação (os letreiros neon estão super em alta!). Na dúvida, procure a ajuda de um profissional”, pontuam as designers.


Azul na Sala



                                Em uma sala de estar ou de TV, é importante adotar a cor para adicionar mais aconchego ao ambiente. Um ou mais quadros com gravuras azuis, ou um sofá bem confortável em um tom escuro, um tapete, ou um pequeno detalhe adicionado singelamente na decoração, como um vaso ou mesinha de centro. Se a cor principal do ambiente for neutra, vale até apostar em um rack bem estiloso. Tudo depende do gosto pessoal do morador. Já na sala de jantar a cor pode ser adicionada em uma única opção, como em um dos móveis (ou na mesa, ou nas cadeiras, ou no aparador) ou em uma das paredes, para destacar a mobília mais clean.


Azul no Quarto




                            A roupa de cama é uma das opções mais versáteis para adicionar o azul na decoração. Ela pode ser trocada diversas vezes e, por isso, evita que o morador enjoe da decoração nessa tonalidade. Aposte também em almofadas ou quadros, mas se deseja ousar, deixe a criatividade rolar solta escolhendo uma das paredes (geralmente a eleita é onde a cabeceira é instalada) para receber uma boa mão de tinta azul de seu gosto ou um belo papel de parede. A mobília também pode ser um ponto de cor no espaço.



Azul na Cozinha


                                  O mais comum é adicionar o azul na marcenaria da cozinha. As portas são os principais destaques deste ambiente, e combinadas a outras cores, ficam mais personalizadas ainda! Você também pode contar com os eletrodomésticos nesta cor, a louça, um revestimento bem bacana ou os mesmos componentes da sala de jantar, caso sua mesa fique nesta área da casa.



Azul no Banheiro


                                     O revestimento é a melhor opção para incluir azul na decoração de um banheiro, mas óbvio que isso não é uma regra. Um pia ou gabinete com o tom deixa o ambiente muito mais tranquilizador, combinado a outras cores claras, como o branco, por exemplo. Se não deseja ousar tanto ou investir em grandes reformas, aposte em objetos azuis, como um lixinho, ou um conjunto de cerâmica no lavabo, ou até mesmo a moldura de um espelho.



Azul na Lavanderia



                                A lavanderia não precisa ser necessariamente aquela região esquecida na hora da reforma e decoração! Ela pode receber um revestimento divertido com a cor em questão, ou um planejado com portas bem destacadas, por exemplo.



Azul na Varanda ou Sacada



                              Se há liberdade para recriar o ambiente, texturas, revestimentos e pinturas são super bem-vindas na varanda. Ela também pode receber futons, almofadas e mobílias na cor azul, caso não seja possível mexer no visual das paredes. Quadrinhos, almofadas e apetrechos são soluções práticas para quem não quer ousar tanto.


Conteúdo retirado do site> Tons de azul: Saiba como usar a cor na sua decoração (tuacasa.com.br)


E fique ligado nos próximos posts. Vamos trazer mais Dicas para vocês!!!


Mais que Paredes, Colorimos Emoções.


Nós da Ciacollor temos como missão resguardar as informações das pessoas que se relacionam conosco, de forma a proteger todos os dados pessoais que tratamos.